DESPOJOS (durações variadas)
(projeção com 2 canais de vídeo, performances, documentação em DVD e TV LCD)

HOTEL CENTRAL– Sao Paulo – Brazil.
O artista convida voluntários para ler os textos nos quartos do hotel abandonado.

A palavra despojo, em castelhano, nos sugere ambivalências: refere-se a miudezas, tralhas, coisas sem valor, restos, resíduos, desperdícios. Verbo traiçoeiro, pode também nos sugerir em seu ato uma situação antagônica: roubar, furtar, saquear. O que fica, o que sobra, seriam assim, vestígios de uma lógica de subtração.
Gabriela reverte a relação de causa e conseqüência e nos incita a pensar na reordenação dessa lógica, em uma operação de resgate, de reocupação. Ciente e insistente na impossibilidade de vazios absolutos, em se tratando de espaços, quartos, cômodos desabitados, a artista nos convida a pensar sobre o que se agrega em situações de esvaziamento, de abandono.
As operações compreendidas em Despojos envolvem duas salas onde são projetadas imagens de arquivo da artista, e sete salas onde ocorrem em tempo real (ao vivo na abertura da exposição) a leitura de textos escolhidos por voluntários (6 textos pessoais e 1 texto retirado de Trópico de Câncer, de Henry Miller).
Um vez mais, as palavras nos falam de desamores, de erros e desencontros. Os protagonistas destas situações encenadas ocupam cada qual um quarto e lêem seus textos. Ao vagar pelos corredores, ouve-se não apenas uma voz, mas uma soma de voes, como se fossem todas as vozes, sons e imagens, que uma vez habitaram esses espaços e talvez ainda estejam impregnadas em algum lugar ou vestígio.

Texto de Lucas Bambozzi

DESPOJOS (REMAINS) - (different durations - 2 channels video projection, performances, LCD TV and DVD documentation)

CENTRAL HOTEL – Sao Paulo – Brazil.
The artist invites volunteers to read texts in the rooms of the abandoned hotel.
 
The word “remain” in Spanish, suggest ambivalence. It refers to garbage, to things without value, rubble, waste, refuse. Traitorous word, it can also suggest in its act on a contrary situation: to steal, take, loot. What’s left, what stands, traces of a logic of subtraction. Gabriela revert the relation between cause and effect, and encourages us to think about the reorganization of that logic, in an operation of rescue, of reoccupation. Aware and insistent in the impossibility of absolute voids, in the case of uninhabited spaces, rooms, bedrooms, the artist invite us to think in what its added in cases of emptying, of abandonment. The operations mentioned on REMAINS include two rooms in which archive footage of the artist is projected, and seven rooms in which the lecture of texts selected by volunteers (6 personal texts and 1 text taken of Tropic of Cancer, by Henry Miller) is made in real time (live, during the exhibition inauguration). Once again, words talk about lack of affection, errors and misunderstanding. The protagonists of these situations take one room each, where they read their text. When walking through the corridors, not just a single voice is heard, but the sum of many, as if they were all the voices, sounds and images that once inhabit these spaces and that maybe are still impregnated in some place or trace."

Text by Lucas Bambozzi

DESPOJOS (duraciones variadas)
(proyección de 2 canales de vídeo, performances, documentación en DVD y TV LCD)

La artista invita a voluntarios a leer textos en las habitaciones del hotel abandonado.

La palabra despojo en castellano, sugiere ambivalencia. Se refiere a la basura, a cosas sin valor, escombros, desechos, residuos. Palabra traidora, también puede sugerir en su acto en una situación antagónica: robar, quitar, saquear. Lo que queda, lo que sobra, vestigios de una lógica de la substracción.
Gabriela revierte la relación entre causa y efecto, y nos estimula a pensar en el reordenamiento de esa lógica, en una operación de rescate, de reocupación. Consciente e insistente en la imposibilidad de vacíos absolutos, en el caso de espacios, habitaciones, cuartos deshabitadas, la artista nos invita a pensar en lo que se añade en caso de vaciamiento, de abandono.Las operaciones mencionadas en DESPOJOS incluyen dos salas en donde se proyectan imágenes de archivo de la artista, y siete salas en las que se producen en tiempo real (en vivo en la inauguración de la exposición) la lectura de textos seleccionados por voluntarios (6 textos personales y 1 texto tomado del Trópico de Cáncer, de Henry Miller).Una vez más, las palabras hablan de desamores, errores y desencuentros. Los protagonistas de estas situaciones ocupan cada uno una habitación donde leen sus textos. Al circular por los pasillos, se escuchan no sólo una voz, sino una suma de voces, como si fueran todas las voces, sonidos e imágenes que alguna vez habitaron estos espacios y que tal vez todavía estén impregnadas en algún lugar o vestigio.

Texto de Lucas Bambozzi